terça-feira, 2 de novembro de 2010

Día de los Muertos

Dia dos Mortos também é dia de festa!

Bem, eu falei do Halloween, da sua origem, e sei que faltou falar do significado dos simbolos, mas me comprometo desde já acrescentar os significados no post sobre o Halloween, além de fazer um post falando sobre bruxas =D

Mas, voltando, como já falei do Halloween, hoje vou falar um pouquinho de uma tradição do Dia dos Mortos, a Catrina!




La Catrina

La Catrina de los toletes é a representação humorística do esqueleto de uma dama da alta sociedade que representa a morte nas festividades do Dia dos Mortos (Día de los Muertos). Apesar de ser praticamente uma desconhecida por aqui, a Catrina é uma das figuras mais populares desta festa na cultura latino-americana, principalmente no México.




A palavra catrina é a variante feminina da palabra catrín, que significa dândi em espanhol. E ela é representada como um esqueleto de mulher usando um chapéu enorme, típico da alta sociedade do início do século XX, e tem a função de lembrar que as diferenças sociais não significam nada diante da morte, afinal, seja rico ou seja pobre, ninguém escapa dela! ;)


Uma cosia interessante é que já é uma tradição ver pessoas "encarnando" Catrina durante as festividades! E o traje, apesar de parecer meio mórbido, é super alegre!



Além dos trajes, que podem variar desde vestidos antigos, até à trapos esfarrapados, na verdade o mais importante é a face pintada de branco com detalhes, como olhos , nariz e boca, em preto pra simbolizar o crânio humano, e os enfeites são a gosto: mas flores, principalmente as rosas, e as teias parecem ser os mais comuns!



Apesar de eu achar caveiras algo meio macabro, essa é super fofa, toda maquiada com flores e detalhes delicados e super femininos, tanto que até fiz uma fanart pupística de uma Catrina =P



=D

Nenhum comentário: